Branding no Ambiente Digital – Definição e Melhores Práticas

A marca é o ativo mais importante de um profissional, empresa ou organização.
branding digital

É importante pensar todas as ações de maneira que elas integrem o que acontece no ambiente digital e fora dele.
As marcas que não atuam de maneira integrada nesses ambientes, logo serão vistas como antiquadas e
irrelevantes. Essa integração não é mais uma opção, é crucial pensar no Branding Digital.

O que é Branding Digital?

O Branding Digital se refere às múltiplas técnicas que usamos para desenvolver e estabelecer marcas em diferentes
canais digitais: sites, landing pages, redes sociais, e-mail marketing, e assim por diante – todos esses canais devem
ser cuidadosamente considerados na construção e comunicação da marca.

Exatamente como todos os outros elementos da marca, os ativos digitais devem ser cuidadosamente pensados e
planejados. Não é suficiente garantir que seu logo fique ótimo ou que as fontes e cores funcionem no mundo
digital.

Muito mais que isso se faz necessário, a marca deve se tornar uma experiência integral. Uma experiência que o
consumidor terá tanto em eventos presenciais e lojas físicas como em canais digitais, transitando suavemente por
todos esses pontos de contato.

Ao longo de toda a jornada do comprador o consumidor deve perceber que a mensagem vem da mesma fonte. A
promessa da marca deve ser cumprida de todas as maneiras possíveis.

É por isso que a presença digital é uma das primeiras coisas que eu avalio quando inicio um projeto de Marketing
Digital.

Branding e Marketing – As diferenças e como se relacionam

Vamos relembrar a diferença entre Branding e Marketing.

Branding é o que você é. Marketing é o que você faz.

Se seus consumidores não estiverem bem certos ou seguros com relação a quem você é, muito dificilmente se
sentirão a vontade para fazer negócios com você.

Sua marca é a reunião de tudo que as pessoas sentem, pensam e dizem sobre sua empresa ou organização. E é aqui
que está o perigo. No mundo digital é cada vez mais complicado controlar e gerenciar tudo isso. Por outro lado,
também é cada vez mais fácil e rápido ter acesso a essas informações.

Como fazer o Branding Digital?

Então, como começar?

O ponto de partida é fazer uma auditoria de Branding Digital, isso inclui analisar todos seus canais digitais atuais.
Faça o levantamento de toda sua comunicação no mundo digital e corrija o que não estiver alinhado à essência da
sua marca.

Seja consistente. Avalie se a voz da marca está claramente definida e aplicada da maneira correta em todos os
pontos de contato com seus consumidores. Considere incluir novos canais de comunicação na sua estratégia.

Invista em Marketing de Conteúdo. Planeje, crie e distribua conteúdo valioso e relevante. Você deve realmente
criar conteúdo que, além de ajudar sua audiência, direcione vendas para o seu negócio.

Não subestime o poder dos anúncios no mundo digital. São muitos os formatos que você pode criar, desde links
patrocinados até anúncios de retargeting e remarketing. Mas lembre-se, com a estratégia errada e sem planejamento, os anúncios podem ser um enorme desperdício do seu dinheiro. O segredo aqui é agir de maneira
integrada com todas as demais ações.

Uma estratégia clara de Branding Digital é parte crucial do Marketing. Ao manter a identidade da sua marca
consistente em todos os canais, pensando na visibilidade constante para o público certo, você vai conquistar a
credibilidade que precisa para se destacar no cenário digital.

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Branding no Ambiente Digital - Definição e Melhores Práticas 1

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Cristiane Rocha Thiel

"Eu ajudo empresas e profissionais a construírem marcas mais fortes, para que possam assim atingir suas metas e desafios no mundo digital, melhorando sua orientação em Marketing por meio de consultoria e treinamentos." Desde 2009 atua como Consultora de Marketing Digital, sendo responsável pela estratégia de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo de empresas dos segmentos de Serviços, Financeiro e Educacional. Pode destacar sua atuação no Marketing de empresas como TOTVS, SPC&VB e FECAP. Em 2016 deu início a um novo projeto como instrutora e palestrante nas áreas de Marketing, Branding e Analytics.

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