Como aumentar o faturamento? 9 dicas práticas para ajudar as pequenas empresas

Como aumentar o faturamento da sua empresa? Existem apenas quatro métodos para aumentar a receita:

  1. Aumentar o número de clientes.
  2. Aumentar o tamanho médio da transação.
  3. Aumentar a frequência de transações por cliente.
  4. Aumentar seus preços.
como aumentar o faturamento da empresa

Imagine que você está operando um restaurante e quer aumentar a receita que esse restaurante traz. Veja como aplicar essas estratégias:

  1. Aumentar o número de clientes significa que você está tentando atrair mais pessoas para a porta. Essa estratégia é relativamente direta: mais visitantes ao seu restaurante serão mais iguais, o que (assumindo que o tamanho médio da transação permaneça o mesmo) trará mais dinheiro.
  2. Aumentar o tamanho médio da transação significa que você está tentando convencer cada cliente a comprar mais. Isso geralmente é feito por meio de um processo chamado upselling . Quando um cliente compra uma entrada, você oferece aperitivos, bebidas e sobremesas. Quanto mais itens forem comprados pelo cliente, mais eles gastarão e mais receita será coletada.
  3. Aumentar a frequência de transações por cliente significa incentivar as pessoas a comprarem com mais frequência. Se o seu cliente médio vier uma vez por mês, convencê-lo a patrocinar sua empresa uma vez por semana aumentará sua receita. Quanto mais frequentemente visitarem o seu estabelecimento, mais receita o seu restaurante trará, assumindo que o tamanho médio da transação permanece o mesmo.
  4. Aumentar seus preços significa que você coletará mais receita de cada compra que um cliente fizer. Supondo que seu volume, o tamanho médio da transação e a frequência permaneçam os mesmos, aumentar seus preços trará mais receita para o mesmo esforço.

Lembre-se da lição de qualificação: nem todo cliente é um bom cliente. Alguns clientes gastarão seu tempo, energia e recursos sem fornecer os resultados que você está procurando. Se você gasta muita energia atendendo clientes que não entram com frequência, têm um tamanho médio de transação baixo, não indicam sua marca e reclamam do preço, não faz sentido atrair mais clientes assim.

Sempre concentre a maioria de seus esforços em atender seus clientes ideais. Seus clientes ideais compram antecipadamente, compram com frequência, gastam o máximo, indicam sua marca e estão dispostos a pagar mais pelo valor que você oferece.

Quanto mais clientes ideais você atrair, melhor será o seu negócio.

E como aumentar o faturamento? Então, vamos às dicas:

Na maioria dos casos melhorar a lucratividade da empresa, seja convencional ou mesmo uma loja virtual está em um patamar bem difícil de ser alcançado, mas na realidade não é bem assim. Através de dicas preciosas é possível melhorar os números de seu negócio com pouco ou quase nenhum investimento.

Portanto é possível afirmar que mudando alguns hábitos prejudiciais a sua empresa, somando isso a sua capacidade de desenvolver e preparar seu time, com certeza conseguirá mudanças bem relevantes no que diz respeito a aumentar o faturamento da sua empresa.

1 – Aprenda e ensine a economizar

Se você realizar um estudo minucioso sobre as finanças da sua empresa vai encontrar muitos gastos que poderiam ser diminuídos e muitas vezes extintos.

Os gastos tradicionais, como luz e água, por exemplo, podem ser responsáveis por uma grande parte dos gastos de seu orçamento. Criar uma política de economia para serviços básicos a longo prazo pode representar um diferencial atrativo no faturamento da empresa.

2 – Terceirize alguns serviços

Outra dica importante é terceirizar os serviços necessários a sua empresa, mas que não tem ligação direta com o produto ou serviço que você comercializa. Os gastos com funcionários registrados são muito grandes no Brasil. Partindo para a terceirização você economiza um bom dinheiro.

3 – Invista em segurança interna e externa

A segurança é um item fundamental para sua empresa. Proteja dados e documentos de pessoas não autorizadas, seja por um ataque digital ou mesmo de um roubo físico.

Golpes e fraudes são responsáveis por muitos prejuízos para as empresas. Realiza backups periódicos, mantenha tudo organizado e saiba quem acessa os dados do seu negócio.

4 – Tenha uma equipe capacitada e motivada

Nada vai surtir resultado se você não contar com um time preparado, capacitado e totalmente engajado com seus interesses. Saiba reconhecer e promover talentos e não deixe de investir na capacitação de seus funcionários. Isso certamente trará bons frutos para seu negócio.

5 – Saiba como dar valor ao seu produto – precificação

Saber quanto custa produzir seu produto e da mesma forma saber por quanto vai vender é primordial para qualquer negócio. Cobrar menos trará prejuízos e superfaturar irá afastar os consumidores. Realizar promoções e campanhas de desconto são normais e estão ligadas a datas definidas em seu plano de negócios.

6 – Procure conhecer seu cliente

Certamente o item mais importante de todas as listas de dicas sobre empresas e negócios é conhecer seu cliente. Ter conhecimento de suas necessidades e anseios é essencial para que uma empresa tenha sucesso. Isso vai ajudar a precificar seu produto, pois conhecendo seu cliente você vai saber também o quanto ele está disposto a pagar por seu produto ou serviço.

7 – Construa um plano para realizar vendas combinadas

Se o plano da empresa é obter um crescimento em seu faturamento com o aumento do ticket, pode se então fazer uma promoção conjunta, oferecendo dois produtos correlatos e estimulando as pessoas a adquirirem ambos.

8 – Crie um programa de fidelidade

Crie um plano que ofereça vantagens e bônus exclusivos para clientes especiais. Outra estratégia também é o desconto progressivo, quanto mais comprar maior será o desconto em uma próxima compra.

9 – Assistência pós venda

Tão importante quanto vender é atender as dúvidas e dar total suporte ao cliente após adquirir um produto seu. Um bom serviço pós venda certamente fará com que o cliente realize outras compras. No desenvolvimento de um e-commerce o serviço pós venda é essencial.

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