Gerenciamento de TI e sua importância nas pequenas empresas

Ao falar de gerenciamento de TI (Tecnologia da Informação), nos referimos a uma série de etapas, práticas e procedimentos que são utilizados para instalar e manter a tecnologia nos negócios. Isso corresponde aos produtos tecnológicos, como softwares, aplicativos, redes, etc; serviços, dados e transações.
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Além disso, trata-se do uso estratégico da tecnologia de uma maneira que permita o suporte e a evolução do negócio. Nesse sentido, com o avanço da tecnologia, um bom gerenciamento de TI se torna essencial para melhorar resultados e alcançar as metas da empresa.
No caso das pequenas empresas, que formam a base do setor privado nos dias atuais, a gestão de TI ainda apresenta um caráter conservador. Muitas empresas cometem o erro de associar tecnologia da informação com gastos, quando, na verdade, trata-se de um investimento.

5 Motivos para ter o gerenciamento de TI na sua empresa

Um bom gerenciamento de TI permite a otimização dos recursos e processos nos negócios, assim como na atuação e comunicação dos funcionários. Ao ser conduzido com atenção e responsabilidade, ajuda a economizar tempo e evita problemas futuros.
Com tudo isso, se você ainda não se convenceu da importância do gerenciamento de TI, seguem mais cinco motivos:

1 – Redução de custos

Com a automatização das empresas e os processos seguindo os fluxos pré-estabelecidos, os profissionais erram menos e, assim, diminuem os atrasos na produção e precisam efetuar menos reparos. Com isso, reduzem-se os custos e tudo funciona corretamente.
Os funcionários também possuem mais ferramentas para melhorar sua rotina laboral, com mobilidade e disponibilidade. Por fim, os próprios custos com TI são reduzidos, já que, com uma gestão ativa, esgotam-se os recursos já existentes na empresa e evita gasto com novas ferramentas desnecessárias.

2 – Aumento da produtividade

Com tecnologias que ajudam a planejar e executar projetos devidamente instalados, a comunicação entre os colaboradores se torna mais acelerada e sem erros, já que todos conseguem acessar o mesmo projeto e de forma fácil. E com o apoio tecnológico, ocorre a padronização das atividades, que facilita a execução dos processos.

3 – Mais segurança

Algumas informações corporativas valem milhões e, por isso, o roubo de dados é um dos grandes pesadelos para as empresas. Executar uma operação se torna mais segura com a gestão de TI, pois há uma estratégia para o monitoramento das soluções, criação de uma política de segurança, apoio aos usuários em tempo hábil, entre outras funções.
Em complemento, é recomendável ter cópias de segurança dos dados das empresas. Para isso, são utilizados sistemas automatizados de backup, voltados à geração de cópias ou recuperação de desastres, além de assegurar proteção completa dos dados contra roubo/furto de dados, alterações indevidas, danos mecânicos, etc.

4 – Evitar problemas

Identificar problemas ainda no começo é um dos desafios em TI para pequenas empresas. Adotar um sistema de monitoramento permite identificar, com antecedência, falhas na disponibilidade de rede ou sistemas, além da adoção automatizada de soluções, evitando que a empresa pare de funcionar, mesmo que seja por pouco tempo.

5 – Converter dados em informações

A gestão de TI também atua na estruturação e a análise de dados dentro de uma empresa. Com as ferramentas adequadas, é possível ter acesso aos padrões comportamentais dos clientes, dos parceiros comerciais e até da concorrência, de modo que potencialize a inovação do negócio. Ao saber as reações dos clientes em relação ao seu produto/serviço, a empresa possui a chance de melhorar ou criar novas ofertas que atendam as demandas.
Após ter se convencido da importância do gerenciamento de TI na pequena empresa, para colocar em prática uma gestão eficiente algumas dicas podem ajudar. A primeira é integrar processos, ou seja, utilizar o máximo de softwares de gestão que puder, para facilitar o acesso de compradores, ferramentas que ajudam na conversão de leads, assim como no controle de estoque e gerenciamento.
Na sequência, acompanhar as mídias sociais, haja vista que se tratam de importantes aliados para acompanhar o feedback dos clientes, o que ajuda a ter noção das métricas e dos resultados das estratégias adotadas. Por fim, utilizar conexões de internet velozes, facilita o controle e a gestão de TI do negócio. Garanta também que os servidores não fiquem ultrapassados em relação à velocidade obtida pelo seu negócio.  
Por fim, se precisar de ajuda para avaliar a TI em sua empresa, clique aqui. Caso tenha mais alguma dica, deixe nos comentários abaixo.

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