Guia de Marketing Digital para Empreendedores

Guia de Marketing Digital para Empreendedores 1

5 etapas antes de decidir investir em Marketing Digital

Trata-se de um conjunto de estratégias com objetivos e metas claras, que buscam atingir determinado resultado para a empresa, como maior reconhecimento da marca, aumento da vendas ou posicionamento de mercado. 

Se você é empreendedor ou deseja iniciar um negócio certamente já ouviu falar em Marketing Digital. E diferente do que muitos pensam, Marketing Digital vai muito além de ter um site ou páginas em redes sociais. 

A seguir, listamos cinco etapas que você precisa conhecer antes de investir e que te ajudarão a planejar melhor sua estratégia de Marketing Digital.


1. Defina metas mensuráveis

1. Defina metas mensuráveis

Antes de definir uma meta, tenha em mente qual o seu principal objetivo, se é tornar sua marca conhecida, capturar leads ou aumentar seus clientes. Em seguida, estabeleça suas metas e prazos: onde quero chegar e em quanto tempo. 

Veja alguns exemplos de metas mensuráveis:

Reconhecimento da Marca
Apresente sua marca para 100 novas pessoas

Captura de Leads
Consiga que pelo menos 50 pessoas consulte seus serviços

Crescimento de Clientes Reais
Informe a seus clientes sobre novos serviços, ofertas e novidades

Dica Profissional: Ferramentas como BuzzSumo mostram o desempenho e os resultados de suas campanhas de Marketing Digital.


2. Determine seu público

Determine seu público

Para que as vendas aconteçam é fundamental saber para quem você vai vender. Para  isso, é preciso pensar em diversas características demográficas, pessoais, profissionais e comportamentais para entender as necessidades de cada cliente e como se comunicar com eles.

Uma forma de te ajudar a ver quem é o seu público  é criar personas, que são a representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio. Mas para que estes perfis ajudem na sua estratégia de Marketing Digital é preciso que sejam baseados em dados reais. 

Se o seu negócio já está em operação, estes dados podem ser coletados na sua base de clientes, mas se você ainda pensa em empreender, as características da sua persona podem ser pensadas analisando o mercado consumidor do seu produto e serviço e seu local de atuação.

Imagine que você é dono de uma cafeteria localizada em um bairro próximo a área central, em frente a uma escola de ensino fundamental, em uma rua com poucos comércios e mais residências. Veja três modelos de persona:

Persona A
Ana tem 34 anos, trabalha em casa fazendo bolos e doces finos e sua filha Julia, de 7 anos, estuda na escola que fica em frente sua cafeteria. Ana costuma frequentar sua cafeteria e enquanto espera a filha sair da aula, aproveita os instantes a sós para falar com clientes por meio de mensagem enquanto faz um lanche rápido. Ana está em busca de uma casa nas redondezas para economizar tempo e dinheiro eliminando o trajeto até a escola da filha. 

Persona B
João é estudante do ensino médio e faz cursinho perto de sua cafeteria. No trajeto que faz de um lugar ao outro, costuma fazer um lanche rápido em alguns dias da semana. Quase diariamente, João volta em outro horário, acompanhado dos colegas de classe que aproveitam para comer e conversar no intervalo das aulas.

Persona C
Vitória é universitária, tem 23 e mora em um prédio de estudantes próximo da sua cafeteria. Ela é de outra cidade e se mudou para estudar, por isso ainda não conhece muitos lugares além da sua cafeteria. Ela é assídua e além de comer, aproveita o espaço para estudar, pois acha os preços em conta e o espaço aconchegante.

Dica Profissional: Seu público é formado por diferentes personas e para alcançá-los é preciso utilizar diferentes canais. Ferramentas como Hootsuit e Buffer te ajudam a gerenciar todas as suas redes sociais, tornando mais visualizar seus resultados.


3. Defina a identidade da sua marca

Defina a identidade da sua marca

Se o seu negócio ainda não saiu do papel, fique atento a esta etapa. A identidade da sua marca deve transmitir os valores e ideais da sua empresa por meio de elementos visuais como imagens, slogans, cores e formas.

Fazer análises e estudos já com esses pontos em mente potencializam a força e valor que sua marca terá no futuro. Sua identidade visual é seu cartão de visitas e a impressão que ela passa é o que vai determinar que seu cliente se identifique e reconheça sua marca.

Se você é um empreendedor que já possui uma marca, não se esqueça de manter sua identidade visual nos seus materiais de Marketing Digital. Seu cliente precisa te reconhecer também pelo Facebook, Instagram ou Twitter.


4. Conheça seu concorrente

Conheça seu concorrente

Quando um time entra em campo, vencer depende de conhecer os pontos fortes e fracos do adversário e no mundo dos negócios não é diferente. 

Saber quem é sua concorrência é uma importante estratégia de mercado que permite medir sua competitividade, entender o que leva o cliente a optar por determinado produto ou serviço e descobrir seu diferencial.

Se você está em dúvida sobre quem é sua concorrência, veja estas dicas:

  • Siga perfis similares ao seu
  • Pergunte para seu clientes o que gostam ou não
  • Teste produtos ou serviços de seus concorrentes 
  • Utilize ferramentas para analisar o tráfego do site de seus concorrentes

5. Entenda as métricas

Entenda as métricas

Todo investimento precisa ser justificado e seus resultados apurados para saber de deu ou não retorno. Com o Marketing Digital não poderia ser diferente e um dos motivos do seu sucesso é sua alta capacidade de mensuração.

Para medir o desempenho de açõe e campanhas é essencial definir Indicadores Chave de Performance (KPI’s), que podem variar de negócio para negócio. São esses indicadores que vão mostrar em números o que deu ou não certo na sua estratégia.

Veja alguns exemplos de KPI’s:

Previsão de prospecção mensal
Número de leads captados no periodo

Tráfego mensal do site
Número de visitas de cada página de seu site, como a pagina inicial, pagina de vendas, de blog.

Tempo médio de conversão
Calcule o tempo médio entre a captura do lead até ele se tornar um cliente.

Rotatividade / Cancelamento
Porcentagem de clientes que deixaram de comprar seus produtos ou serviços.

Taxa de Retenção
O número de clientes compraram e continuam comprando seus produtos ou serviços.

Tráfego de Redes Sociais
Acompanhe as principais métricas de Redes Sociais para analisar o desempenho de suas ações de Marketing Digital.

Taxa de Engajamento
O número de pessoas que interagem ativamente com sua postagens por meio de reações, comentários, compartilhamentos e clicks.

Custo por Lead
Quanto custa para adquirir cada lead.

Dica Profissional: São muitas as informações geradas com o relatórios de redes sociais e para que você consiga identificar oportunidades de crescimento, sugerimos o uso de ferramentas como o Captain Growth, que ajudam a definir as métricas mais importantes para o seu negócio.


Pronto para decidir?

Agora que você já conhece as etapas de uma estratégia de Marketing Digital, entende os termos e sabe por onde precisa começar, analise seu negócio. Faça um relatório e coloque no papel seus pontos fracos e fortes, seus objetivos e metas e principalmente, avalie o quanto você conhece do seu próprio empreendimento.

Tenha em mente que hoje em dia, a melhor maneira de se apresentar é por meio dos canais digitais e por isso, não perca o timing. Seu cliente busca por suas soluções na internet.


Como podemos ajudar?

A TechnoEasy se especializou em prover soluções digitais em marketing e vendas para pequenas empresas. Ajudamos nossos clientes para alavancar resultados com o marketing digital. 

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