Produtividade Empresarial: Conheça alguns indicadores e dicas para aplicar em sua empresa.

Vamos falar sobre produtividade empresarial ? O aumento da concorrência no mercado eleva o desafio dos empreendedores de tornar a sua empresa mais produtiva e a necessidade de se destacar no mercado. Além disso, com o atual cenário econômico do país, é preciso ser produtivo de maneira que garanta a melhor utilização dos recursos.
Produtividade Empresarial
Atrelado a isso, a ascensão do mundo digital também é um motivo para tornar a empresa mais produtiva. Haja vista que desencadeou um novo perfil de clientes, cada vez mais exigentes, pois podem comprar com apenas um clique e, ainda, adquirir produtos/serviços de qualquer lugar do mundo.
Em meio a essa situação, a atenção dos gestores se volta para a produtividade empresarial, exigindo que se entregue cada vez mais valor aos clientes por um custo menor e ainda diferenciando-se no mercado. Afinal, uma empresa se torna produtiva quando é capaz de gerar produtos/serviços em menor tempo, sem abrir mão da qualidade.

Indicadores de produtividade

É preciso estar atendo aos indicadores de produtividade, que não se referem apenas à quantidade de resultado que uma empresa apresenta, mas também à qualidade de seu serviço ou produto.
Esses indicadores servirão para medir o funcionamento dos processos, mensurar os recursos utilizados e os resultados obtidos, assim como os esforços empregados contra os produtos/serviços gerados.
São diversos os indicadores de produtividade: de qualidade, que mede se o resultado final está seguindo os padrões da empresa ou exigidos pelos clientes; de capacidade, que mede a quantidade produzida em um determinado período de tempo; os estratégicos, para mensurar se as metas e objetivos estão sendo atingidos, saber se os processos estão sendo eficazes para atingir determinado objetivo.
Além desse também tem os indicadores de lucratividade, que servem para calcular a porcentagem de lucro. No entanto, ter resultados positivos nas vendas nem sempre é suficiente, pois o lucro deve cobrir os gastos e é calculado de acordo com sua porcentagem de lucratividade; e, por fim, de turnover, que indica a rotatividade de funcionários em um determinado período, o que alerta sobre problemas de gestão, liderança ou no ambiente de trabalho.

Como aumentar a produtividade empresarial?

Diante do que foi exposto, seguem cinco dicas para aumentar a produtividade de seu negócio:

1 – Faça um planejamento

Um bom planejamento leva ao uso eficiente da mão de obra e das ferramentas de trabalho. Planejar ajuda na otimização do prazo de entrega do produto/serviço, logo, o aumento da qualidade no final.
Reserve alguns minutos para estabelecer as tarefas a serem realizadas ao longo da semana e planejar a sua execução. Comece pelas mais importantes e deixe um tempo para imprevistos, de modo que não te atrapalhem com o prazo final.

2 – Estabeleça metas

As metas de uma organização precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e, por fim, temporais. As metas aumentam o compromisso de atingir um objetivo, dessa forma, precisam ser realistas, caso contrário, podem ser deixadas de lado pelos colaboradores. Assim, é fundamental que as metas estejam claras para toda a equipe.

3 – Invista em ferramentas

Automatizar os processos da empresa pode colaborar com a produção e o monitoramento da produtividade. O mercado atual apresenta uma variedade de ferramentas para facilitar a produtividade empresarial, que vai desde mensageiros instantâneos até complexas soluções de gestão de projetos. A empresa pode contar com um software de gestão para acompanhar o fluxo financeiro ou organizar os estoques, por exemplo.

4 – Realize treinamentos

Os colaboradores possuem um importante papel na melhoria da produtividade da empresa. Dessa forma, se torna necessário criar uma cultura organizacional a favor da produção. Para isso, a realização de treinamentos comportamentais voltados para o motivacional das equipes e a absorção dos valores da empresa mantém um alinhamento no time.
Além disso, os treinamentos técnicos, voltados para o melhor uso das ferramentas, ajudam a estruturar a execução de seus processos e a criar um padrão para as atividades. Assim, é possível otimizar os recursos da empresa e garantir o máximo de eficiência.

5 – Motive a equipe

A motivação de uma equipe de trabalho tem grande impacto na produtividade da empresa, afinal, são eles que operam as máquinas e softwares. Para mantê-los motivados, crie um ambiente de trabalho leve e descontraído, onde se sentam bem. Faça com que se sintam parte da organização, peça opiniões, valorize as conquistas e forneça feedbacks.
Uma dica extra para potencializar a produtividade empresarial é buscar apoio em empresas de soluções de TI, o que pode tornar as estratégias mais eficientes e aumentar a competitividade da empresa no mercado. Isso através da instalação de softwares atualizados, realizar o monitoramento constante desses sistemas e, ainda, cuidar da segurança de dados e informações da empresa.
Por fim, a produtividade empresarial é um assunto extenso e precisa ser debatido. Então, se ainda restou alguma dúvida ou se você tenha outras dicas, deixe nos comentários abaixo.

Redatores da TechnoEasy

A TechnoEasy está sempre em busca de parcerias para oferecer às pequenas empresas o melhor conteúdo de tecnologia, negócios, empreendedorismo e transformação digital. Por isso, muitos de nossos conteúdos são produzidos por empresas e profissionais convidados. Se você quer colaborar, saiba mais ao clicar aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu